quarta-feira, 11 de março de 2009

Degustações mil!



O ano começou super agitado com a ida à escandinávia para cursos particulares de torra avançada (contei um pouco no post anterior). O momento aprendizado não acabou por lá. Em fevereiro fiz o curso de degustação avançada dentro da metodologia SCAA, oferecido pela ABIC e ministrado pelo Ensei Neto.


Valeu cada centavo do investimento. A metodologia é muito boa e oferece ferramentas importantes para avaliação de um café. O professor conduziu o curso com organização e padrão internacionais, embasando cada etapa do processo em conhecimento profundo e experiência de anos trabalhando com cafés Especiais. Os exercícios sensoriais são excelentes para você conhecer seus potenciais, habilidades e limites. Recomendo!

Semana passada tivemos a degustação dos preciosos cafés Africanos que eu trouxe do The Coffee Collective e do Tim Wendelboe. Logo que cheguei, enbalei os cafés à vácuo para conservar todo festival de complexos aromas que suas torras recentes revelaram (o mais antigo tinha 5 dias de torra).
Cafés:
  • Aricha, Yerga Cheffe - The Coffee Collective
  • Aricha, Yerga Cheffe - Tim Wendelboe
  • Ndairoini, Quenia - The Coffee Collective
  • Gighathaini, Quenia - The Coffee Collective

Tentar descrever o festival de aromas e sabores, além da doçura e sabor resiual destes cafés, seria injusto... Por isso, já marquei nossa próxima degustação. Desta vez, Cafés das Americas Central e do Sul, também torrados por estes mestres. Uma "palhinha":

  • Finca Vista Hermosa, Huehue, Guatemala - The Coffee Collective
  • Finca La Lomita, Huila, Colômbia - Tim Wendelboe
  • Cielito Lindo, 4º colocado no Cup of Excellence Honduras 2008 - Tim Wendelboe
  • Um Brasileiro - Supresa!

A nossa próxima degustação será no dia 16 de maio, sábado, às 10:30. Que deliciosa maneira de começar o fim de semana...

Até a próxima xícara, então!

2 comentários:

Airton, Gita e Samuel disse...

Oi Bela,
parabéns pelos seus cafés! Achei bem legal a idéia do blog, assim posso saber o que você anda fazendo. Até fiquei com vontade de participar de um dos seus cursos, mas de tão longe fica difícil. Pena que vc não tem nenhum curso aqui em Praga :)

Abraço, Tinho

Hique disse...

Belinha querida, que ótimo descobrir este blogue para saber, mesmo com todas as distâncias, o que de bom e de perfumado tens feito em tua vida!

Beijão do Henrique :)