domingo, 30 de janeiro de 2011

Uma Década de História no Café e um Coffee Lab Novo

Tradições e padrões familiares são difíceis de mudar ou quebrar. Seguindo, então, a inquietude cigana da família Raposeiras, mudo, nessa semana, para a terceira casa desde que oficialmente abri a empresa, em 2004, quando ocupei a primeira sede no Campo Belo.
Sogro, sogra, marido e eu completamente exaustos com a montagem no Campo Belo...

Muita gente me pergunta como comecei no ramo do café. Aqui vão pitadinhas do começo dessa história que fez 10 anos em Novembro de 2010:
• 2000: uma amiga me convidou para ajudá-la a montar uma cafeteria em sua rede de lojas. Aceitei e comecei a desenvolver o projeto. Deparei-me com um tal de "Café Especial" e me encantei.
O Início de tudo.

• 2001: Ipanema Coffees, fornecedor da cafeteria da minha amiga, me convidou para trabalhar em seu projeto de varejo, que se chamava Cafeeira. Fui.
• 2002: ganhei o Primeiro Campeonato Nacional de Barista, em março. No fim desse mesmo ano saí da Cafeeira e fui trilhar carreira solo, dando cursos, treinamentos e fazendo eventos com café. Todos os anos viajava para a Escandinávia para estudar.

Foto do dia em que ganhei o Primeiro Campeonato Nacional de Barista e minha vida mudou!

• 2003: mais, muito mais de cursos, treinamentos e eventos.
• 2004: primeira sede da empresa que se chamava Academia de Barismo.
• 2006: mudança para a casa de Pinheiros, onde fomos muito felizes até agora.

Nessa casinha, maior do que se pode pensar apenas olhando para sua fachada, vivi muitas coisas, boas e ruins. Cresci, aprendi, quase fali, me recuperei e criei o meu jeito de entender, trabalhar e fazer café. Aprendi a ser empresária, além de Barista, e espero diariamente ficar atenta aos desafios de manter uma empresa saudável em vários níveis, dia após outro.
Desde agosto de 2009 estamos com o projeto Coffee Lab funcionando, com torras super precisas de micro lotes selecionados a dedo. A ausência de balcão nos aproxima dos nossos colegas/clientes de xícaras de café e traz calor à nossa produção germanicamente detalhista, metódica e precisa.
Como diz um amigo: "os clichês servem para reforçar coisas importantes". Então lançarei mão de um dizendo que minha equipe é parte fundamental na construção do Coffee Lab e adoro nossa interação e o quanto eles me fazem crescer. Valeu muito, pessoal!! Espero que continuem construindo a história do Coffee Lab durante muito tempo junto comigo.
Essa dinâmica de equipe e o conhecimento sempre exercitado e atualizado nos renderam alguns prêmios oficiais em 2009, pois os não oficiais são diários, como o retorno de cada cliente, os elogios, as dúvidas, as críticas, a companhia silenciosa.

• Melhor café pela revista Época, pelo júri da revista e eleição do púbico
• Melhor café pelo Guia da Folha de São Paulo
• Segundo lugar pela Comer e Beber 2010 da Veja São Paulo

Estamos felizes com o trabalho realizado nessa casinha, com três mesinhas, equipamentos sensacionais, material humano de primeira categoria e muita vontade de fazer o melhor café que achamos possível no nosso contexto e para nosso gosto, é claro.
Estamos ainda mais felizes com o projeto Coffee Lab Vila Madalena, que tem a nossa cara, nosso jeito e bem mais de espaço ; ).

Uma amostrinha da obra do novo Lab!

Abriremos as portas logo após o Carnaval, mas faremos degustações fechadas no novo Lab para quem estiver disponível e ligado no Twitter.
Até logo e bons cafés até lá!
Tweet me!

6 comentários:

Ricardo Icassatti Hermano disse...

Vou lançar mão de mais um clichê e desejar muito sucesso ao novo Coffee Lab. Não que seja preciso, pois o sucesso já foi alcançado nessa trajetória. Gente excepcional faz coisas excepcionais : ) Parabéns pelos prêmios e obrigado pela paixão que nos dá cafés inesquecíveis.

Cris Couto disse...

isa!
Muito, muito mais sucesso para vocês nesse novo endereço!

um grande beijo

Rodrigo Gava disse...

Isabela, o caminho é uma dádiva e você é muito iluminada. Bons fluidos sempre. Um abraço, Rodrigo Gava.

helô beraldo disse...

Isabela,

Admiro muito a sua profissão, sua dedicação ao trabalho bem feito e também sua coragem de acreditar em algo e colocar esse algo em prática.
Toda vez que eu e meu marido passamos pela frente do seu Coffee Lab temos uma vontade de entrar, mas ficamos constrangidos de tocar a campanhia... No seu novo espaço, marcaremos presença com certeza.

Parabéns e o sucesso é apenas consequência do que você merece.

Até mais, :)
Helô

Isabela Raposeiras disse...

Obrigadíssima pela força!! Ficamos super felizes quando recebemos visitas que insistem em bater à nossa porta, mesmo antes da inauguração. Fiquem à vontadoe! É só estarmos aqui e tomamos várias xícaras de café juntos. Beijos a todos.

Anônimo disse...

Estou responsável pela criação de uma revista com periodicidade mensal, 15 seções envolvendo os temos gastronomia e viagens. O material será inédito e exclusivo para iPad, não podendo constar em blogs, sites, etc. É um novo modelo bem interessante de negócio, pois uma revista eletrônica no iPad é bem viável por não ter custos de impressão e distribuição. A idéia é a revista ser FREE, para ter uma adesão grande, e ser custeada pela venda de espaços de mídia.

Sobre o conteúdo, serão 12 colunas fixas e 3 matérias exclusivas por edição:

- Entrevista com Chef
- Vinhos
- Cafés
- Cervejas
- Dicas de Londres e Paris
- Viagens Gastronômicas
- Crônicas Gastronômicas
- Crítica de Restaurantes
- Ingredientes
- Degustação
- Rango Bom e Barato
- Clássicos da Cidade

Pensei em você para escrever sobre cafés, claro!

Vc pode entrar em contato comigo para maiores informações?

Obrigado,

Paulo (paulo@nuxen.com.br)